• English

Dicas de Fotografia

É com prazer que o estudio fotográfico Criadores de Imagens reserva esse espaço para transmitir a fotógrafos iniciantes e apaixonados por fotografia, algumas dicas para que você obtenha melhores resultados em seus cliques.

10 Dicas para quem quer fazer Book

1 – Procure estar descansado no dia do ensaio;

2 – Tenha uma alimentação leve no dia do ensaio;

3 – Procure um cabelereiro de sua preferência;
algumas horas antes do ensaio. Caso não seja possível, vá um dia antes para deixar o cabelo como gosta;

4 – Vá a manicure, detalhes fazem toda diferença;

5 – Traga seu kit de maquiagem;

6 – Evite roupas que não tenham sua personalidade;

7 – Chegue com antecedência ;

8 - Programa-se, evite situações estressantes;

9 – Pense em posições diferentes. Na dúvida o fotógrafo ira te mostrar as melhores poses para você;

10 – Traga seu iPode, MP3, suas músicas prediletas. Uma boa música sempre descontrai e deixa o modelo mais solto sessão fotográfica.

Dicas para fotografar futebol

No caso do futebol profissional, o material utilizado é uma câmera rápida (foco e disparos continuos) e uma lente tele.
Hoje em dia, muitas câmeras amadoras tem um disparo continuo rápido, mas até ela conseguir o foco na hora da ação 3 gols já foram feitos.
Pequenas câmeras que apagam o visor digital durante o disparo, também não ajudam, pois fica muito difícil de acompanhar corretamente o movimento dos jogadores.
No caso das lentes, os fotógrafos de futebol utilizam lentes tele de 200mm para cima, lentes que proporcionam aproximar os jogadores e desfocar o fundo, deixando o destaque todo para área focada, no caso os jogadores ou o lances.
Além de fotos com fundo desfocado ser muito agradavel ao olho, elas fazem com que a foto não fique poluída visualmente.
Caso vá fazer fotos da arquibancada, na minha opnião, use tele acima de 300mm. Com lentes 200mm as fotos ficam muito longes e você terá que cropar muito para trazer o assunto desejado.
Na hora da partida, uma boa dica é fotografar tendo um rádio sintonizado no jogo. Os locutores te avisam de coisas que provavelmente você não estará vendo.
Quando for fotografar, utilize o foco pontual e continuo. Prefira utilizar uma velocidade alta do que um iso baixo.
Antes de começar o jogo, fotografe a torcida, o técnico entrando e o time posado. As vezes acontece da foto da torcida , do técnico ou do jogador entrando ou saindo do campo ser a foto da partida.
Na hora do jogo, fique sempre atento, tente se antecipar ao movimento do jogador. Com o tempo, você já saberá onde uma bola irá cair durante um cruzamento ou passe longo, podendo posicionar a camera com antecedência, evitando fotos tremidas ou desfocadas.
Deixe as legendas já predefinidas e prontas no computador. Uma foto sem legenda é uma foto sem dono.

Rafael Neddermeyer

Fotografia 360 graus

Em uma foto 360 graus é utilizado uma cabeça panorâmica de precisão. Quanto melhor for a cabeça, mais facil será a costura. Se dois milimetros for mexido durante a rotação da camera, pode ficar muito difícil do computador conseguir fazer a costura da foto na edição.
Quanto mais detalhes tiver o ambiente, mais difícil e preciso tem de ser na hora de tirar as fotos.
A melhor lente para se fazer a captação é uma 8mm. A 8 olho de peixe é uma lente que funciona muito bem tanto em cameras full frame como em cameras com fator de crop de 1.6x.
Na hora da captação, eu prefiro fazer 360 com o mínimo de fotos possível. Quanto mais foto, mas costura o software vai ter de fazer e mais chances de errar alguma coisa.
Se o 360 for em uma área externa, com um chão fácil de limpar no photoshop, 4 capturas (0, 90, 180, 270) é suficiente. Caso o ambiente seja muito cheio de detalhes, faça também fotos do chão e do teto para compor da edição.
O mais difícil em uma foto 360 graus é o pós produção. Em ambientes com muitos detalhes no chão e no teto poder ter uma pós produção bem demorada.
Eu utilizo de 3 a 4 softwares para construir um tour virtual de uma foto 360 graus. Um para tratar, outro para costuras e outro para construir o tour.
Então além de fotografar e ter que ter o equipamento necessário, o fotógrafo tem de dominar bem os 3 programas para um 360 graus ficar perfeito.

Rafael Neddermeyer

Aguarde

Acompanhe nosso site, em breve novas dicas.

AVISO DE PRIVACIDADE: conforme a Lei nº. 9.610/98, qualquer pessoa e / ou instituição, seja publica ou privada, NÃO tem permissão para utilizar o conteúdo deste site sem prévia autorização, sujeito a punição cabível.